sábado, 1 de novembro de 2008

a história de Osvaldo Oliveira

Osvaldo Oliveira, hoje com 73 anos, vive em Fortaleza e na ativa. Começou a cantar na década de 50 e tornou-se sucesso nos muitos programas de rádio em Belém. Em 1959, mudou-se para o Rio de Janeiro, com uma carta de recomendação de Edyr Proença para a rádio Tupi. No ano seguinte, gravou duas músicas numa coletânea da Continental e, com o sucesso, ganhou o próprio 78 rotações. Em 61 gravaria ainda outro “compacto” e o primeiro elepê, “Eternas lembranças do Norte”, que continha basicamente forró e no qual assinava quatro músicas. Vavá estava na nata dos forrozeiros da época, entre Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga.

Trocou a Continental pela CBS, onde gravou três elepês e integrou uma famosa caravana de forró, que percorria o Brasil levando o talento de gente como Marinês, Trio Nordestino e Messias Holanda. “Nesta época fui o primeiro a gravar, no Brasil, um merengue com letra”, lembra ele, citando “A Deusa do Mercado São José”. E o melhor estava por vir: um bolero seu gravado por Abdias estourou em vários Estados e um dos diretores da CBS, Evandro Ribeiro, deu a dica: “Estás fazendo filho na mulher dos outros”. No ano seguinte, 1972, Vavá gravou “Só castigo”, disco de bolero cuja música-título foi um dos maiores sucessos do ano e lhe rendeu o maior orgulho da vida. “Num belo dia, ao chegar à CBS, olhei na parede o quadro dos maiores vendedores do ano, e vi meu nome à frente do de Roberto Carlos: eu vendera mais do que ele no Norte e no Nordeste”.

Sucesso - “Só castigo” (“Aí está/Aquele amor que pertenceu à minha vida/A quem outrora eu chamava de querida...”) fez tanto sucesso que obrigou as gravadoras a investirem no novo filão, atraindo gente como Reginaldo Rossi, o primeiro grande rei do brega brasileiro. “Posso te garantir que esta música me sustenta até hoje”, diz Vavá. “Em Fortaleza, por exemplo, ela toca tanto que é como se tivesse acabado de ser lançada. Até criança de oito anos canta toda a letra. O sucesso é tanto que, contra minha vontade, penso em morar por lá a metade de cada ano, e a outra metade aqui”.

Vavá ainda gravou vários discos de bolero na década de 70, em que pesava sempre seu talento de compositor, mas passou os anos 80 quase em branco, sustentado pelo público do qual seguia ídolo e que até hoje não o esqueceu. Quatorze anos atrás, mudou-se para Castanhal, para ajudar a montar uma rádio (seria o diretor artístico). Mas o amigo que o convidara morreu num acidente de automóvel, e o projeto não se concretizou, a despeito de estarem comprados os equipamentos. Em Castanhal aposentou-se como funcionário da Prefeitura, continua a registrar discos e a fazer shows, e prepara-se para gravar, ainda este ano, seu primeiro DVD. Generoso, Vavá elogia o sucesso da Calypso e diz que se sente uma espécie de João Batista dos ritmos que fazem o Brasil dançar e na defesa de um espaço para o Pará na música brasileira.(Edson Coelho)

9 comentários:

Waldez disse...

agora está completa a popstagem,

Waldez disse...

e por falar em lixo eu escrevi "porpstagem" no lugar de postagem, égua pra lá herege

J.BOSCO disse...

Realmente faltava a carica do mestre Ovaldo Oliveira...rs!!
abs

andré abreu disse...

fala mestre j.bosco!! vamos marcar lá em casa pra ouvir uns LP´s do Osvaldo e uns Rauzitos que eu tenho!!

andré abreu disse...

PS: eu ainda tenho uma vitrolinha!! rsrsrs
um ic abração ic!

J.BOSCO disse...

Não brina...rs!
Você tem essas raridades?
vamos ouvir com certeza!!
É só marcar e mandar o endereço!
abs

futebolliberal disse...

Jota..essa musica é para todas as idades realmente, rs...uma duvida : ele mora em Fortaleza ou Castanhal ? abraços do Edmundo Neves...

J.BOSCO disse...

Mestre Edmundo,o Vavá hoje está morando em Fortaleza com sua família,ficou deseludido com muitas coisas por aqui, infelizmente,mas o cara tá na ativa, isso que é importante!!
abs

O Show-Man das Caricaturas disse...

Bacana essa homenagem à este grande artista paraense também sou fã dele, olha só " Aqui está aquele amor.....