quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Zito Borborema canta as coisas lindas do Pará


ZITO BORBOREMA, cantor e compositor,natural de Taperoá, Paraíba, foi casado com Chiquinha do Acordeon e é pai de Perpétuo Borborema, um dos integrantes do atual Trio Pé De Serra.
Fez sua estréia em disco em 1956, apresentando-se como Zito Borborema e Seus Cabras da Peste. Nessa mesma época, formou com Dominguinhos e Miudinho, o Trio Nordestino em sua primeira formação, que teve curta duração.
Compôs com Zé Gonzaga o frevo 'Frevinho Na Roça', gravado pelo próprio Zé Gonzaga. Gravou o LP 'Alegria Da Festa' pelo selo Itamaraty. Já no Inicio de 1960, gravou Vários Lps Pela Cantagalo, entre eles, o “Forró Paraibano” onde fez muito sucesso com a famosíssima música "Zé da Onça". Seus maiores sucessos,"Desculpe Doutor", "Ilha do Marajó", "As coisas lindas do Pará", "vizinha Faladeira", "Corocotum,cunhé,cunhé".
Em 1975, gravou com Chiquinha pela Odeon, a moda de viola 'Destinos Iguais', de Ariovaldo Pires e Laureano. Acabou, como tantos outros, caindo quase no esquecimento.

4 comentários:

Waldez disse...

grande mestre da musica brasileira.

J.BOSCO disse...

Um grande forrozeiro, que o Brasil faz questão de esquecer!
abraços

Quaderna disse...

O Zito é o Zito... Perambulou muito em Belém... O mestre Adamor do Bandolim até comenta sempre umas histórias dessa passagem...

Vcs já foram no site Forró em Vinil?! Lá tem quase todos os CDs dele... Fora outras pérolas! É a pedida!

Abraços de novo!
ALLAN

J.BOSCO disse...

O Osvaldo Oliveira me contou que o velho Zito, andou morando no Marajó por causa de umas cablocas marajoaras...rsss
Allan, precisamos tomar umas ouvindo essas pérolas!
abraços