quarta-feira, 9 de maio de 2012
Mestre Caloi nos deixou dia 8 de maio
Carlos Loiseau (Caloi)
O cartunista Carlos Loiseau, mais conhecido como Caloi, morreu Maio, 08,2012
63 anos em um hospital após ter sido internado por complicações com câncer.
Um dos cartunistas mais célebre no país, Caloi nasceu em Salta, em 1948, mas passou a maior parte de sua vida em Buenos Aires. Ele foi a publicação de trabalhos desde 1966, quando ele fez sua estréia na revista, Ta Vicenta. Em 1968 mudou-se para Clarn onde se tornou colaborador regular há mais de 40 anos. Não parar desde sua descoberta inicial, o seu ritmo de trabalho prolífico viu produzir mais de 30 livros. Em 2009 foi nomeado Cidadão Ilustre da Cidade de Buenos Aires.
Seu personagem mais reconhecível, Clemente de duas patas, criatura careca amarelo com listras pretas em seu corpo e um nariz bulboso tem destaque em jornal Clarn desde 1973. O personagem chegou ao pequeno ecrã em 1982 e faz parte do Patrimônio Cultural da Cidade.
Homenagens ao homem ter vindo em desde a sua morte foi anunciada esta manhã. O compositor Rodolfo Mederos, que trabalhou na música para novo filme Calois Animate Buenos Aires que foi exibido pela primeira vez na semana passada, elogiou o seu espírito colaboradores e ética de trabalho. Figuras como ele não morrem, eles são um pouco mais eterna, disse ele. Quando trabalhamos juntos, ele era um parceiro no crime, um cúmplice, que é a melhor maneira de trabalhar e viver.
Um cartunista do companheiro, Carlos Garaycochea disse que ele sente que, uma parte de mim se foi, eu sinto que uma parte de mim morreu.
Uma parte importante de Buenos Aires paisagem cultural, sua ausência não será atingida em todo o país.
Nascido em Salta em 9 de novembro de 1948.
Desenhos: Ele publicado continuamente desde a sua criação na revista "Tia Vincent" em 1966 até o presente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário