sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Príncipes e Princesas

Dois jovens e um velho escritor elaboram seis histórias fantásticas passadas em diversas partes do mundo, do Egito Antigo ao Ano 3000.
França, produção 1999.
Em 1998, o veterano animador francês Michel Ocelot realizou o sucesso internacional KIRIKU E A FEITICEIRA, que chegou a ser exibido nos cinemas brasileiros. PRÍNCIPES E PRINCESAS é seu filme seguinte, uma coletânea de seis contos passados em épocas distintas, todos envolvendo os personagens títulos. Ocelot é conhecido por criar suas próprias tramas (ainda que aqui tenha se inspirado em algumas histórias alheias, como uma dos Irmãos Grimm) e desenhar ele mesmo seus personagens. É um trabalho essencialmente artesanal, e por isso mesmo autoral, algo cada vez mais incomum numa indústria que prima por inovações tecnológicas e orçamentos estratosféricos.

A grande inspiração de PRÍNCIPES E PRINCESAS é o teatro das sombras, já que vemos apenas as silhuetas dos personagens. Isso não compromete o envolvimento do espectador, graças à simplicidade e ao encanto das tramas e ao talento do animador. Ocelot tem ótimas sacadas, como fornecer um minuto no meio do longa para que o público possa conversar e comentar o que está vendo. E lança mão de ilustrações e cenários belíssimos, capaz de fascinar tanto as crianças quanto os adultos. Vale a pena conhecer. Edição traz opção de dublagem em português (muito boa, por sinal), com vozes de Giulia Gam, Ernesto Piccolo e Othon Bastos.

Nenhum comentário: